sábado, 10 de dezembro de 2011

Sistema Respiratório

O sistema respiratório é responsável pela contínua renovação de oxigénio e dióxido de carbono. Este também assegura as trocas gasosas entre o organismo e o ar da atmosfera.

O aparelho respiratório é constituído por vias respiratórias, pulmões e órgãos que auxiliam os movimentos respiratórios.

Vias respiratórias: fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares.

As fossas nasais começam nas narinas e terminam na laringe. Estas têm a função de filtrar, humedecer e aquecer o ar. As fossas nasais são revestidas por uma mucosa (células) que segregam um liquido. É esse liquido que humedece o ar. Por cima dessa mucosa estão pêlos que têm como função filtrar o ar.

A laringe é um órgão que se situa no pescoço. Esta contém as cordas vocais. O ar ao passar pelas cordas vocais emite sons quando as vocais vibram de baixo para cima (não podem vibrar doutra maneira). A diferença das vozes encontra-se nas cordas vocais (na sua grossura): as vozes dos homens são mais graves que as das mulheres porque as suas cordas vocais são mais grossas.

A traqueia é o primeiro órgão a pertencer à cavidade torácica. A traqueia tem cartilagens que são abertas atrás e estão ligadas por um nervo. Este serve para não asfixiarmos quando estamos a engolir e o bolo alimentar passa pelo esófago (que está atrás da traqueia). O mais importante de tudo da traqueia é a tosse que serve para libertar as impurezas.

Os brônquios são duas bifurcações da traqueia. Estes levam o ar aos pulmões e são, tal como a traqueia, revestidos por tecido muscular ciliado e por anéis cartilagíneos.

Os bronquíolos são ramificações dos brônquios dentro dos pulmões. Cada bronquíolo termina num alvéolo pulmonar.

A traqueia e os brônquios e bronquíolos são muito semelhantes. As únicas diferenças estão na sua espessura e que as cartilagens dos brônquios e bronquíolos são fechadas e as da traqueia são abertas.

Os alvéolos pulmonares são pequenos sacos constituídos por apenas uma camada de células (como os capilares) para permitir a Hematose Pulmonar.


Hematose Pulmonar - As hemácias vêm carregadas de dióxido de carbono que descarregam para os alvéolos e passam a estar carregadas de oxigénio e é assim que saem dos alvéolos.



Pulmões - O pulmão direito é ligeiramente maior que o pulmão esquerdo. Os pulmões são tecido esponjoso que serve para encher a caixa torácica e para os alvéolos terem mais ar.
O pulmão direito está dividido em 3 lóbulos e o esquerdo em 2 lóbulos.
Os pulmões estão revestidos por uma dupla membrana que é a pleura. Entre as camadas da dupla membrana existe o liquido pleural que é indispensável.


Estruturas que auxiliam os movimentos respiratórios:
Os pulmões estão protegidos por uma armadura óssea formada pelo osso do peito (esterno), pelas costelas e pela coluna vertebral. Os músculos intercostais auxiliam na respiração. O músculo mais importante é o diafragma e este separa os pulmões do abdómen.


Movimento de inspiração - as costelas sobem e vão para a frente obrigadas pelos músculos intercostais que se contraem. O diafragma também se contrai e desce.

Movimento de expiração - as costelas baixam e vão para trás, os músculos intercostais e o diafragma relaxam.


1ª Imagem: http://www.cientic.com/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=226:trocas-gasosas-nos-animais&catid=23:transformacao-e-utilizacao-de-energia-pelos-sere&Itemid=87
3ª Imagem: https://www.naregisto.org/
4ª Imagem: http://www.infoescola.com/fisiologia/respiracao/

Sem comentários:

Enviar um comentário