terça-feira, 24 de novembro de 2009

História da Astronomia

Primeiros cientistas- Foram os Homens Primitivos.
Aristóteles- propõe a teoria geocêntrica,ou seja, que a Terra era o centro do Universo e que os outros planetas giravam em órbitas circulares à volta da Terra e que eram seguras por bolas de cristal.
Aristarco- propõe uma teoria semelhante à teoria heliocêntrica mas que o sol estava no centro do universo e que todos os outros planetas giravam à volta dele.
Ptolomeu- completou a teoria de Aristóteles (Geocêntrica) mas como um modelo mais aperfeiçoado e a igreja concordava totalmente com esta teoria por não ia contra qualquer dos requisitos que a Terra era perfeita, que era o centro do universo,etc. Isto contribuiu para o atraso do progresso da astronomia durante mais de um milénio.
Nicolau Copérnico- Prova matematicamente a teoria de Aristarco, que o sol é o centro do Sistema Solar e que os outros astros giram à volta dele. Mas sendo Nicolau Copérnico um frade não pôde comprovar a sua teoria pois ia contra as regras da religião.
Galileu Galilei- Adapta a luneta árabe e transforma-a numa luneta astronómica. Através deste instrumento Galileu consegue comprovar com uma observação às fases de Vénus a teoria heliocêntrica. Ele chegou a publicar a sua teoria mas devido à Inquisição ele teve de a renunciar.
Johannes Kepler- Afirmou que as órbitas dos são elípticas, explicando assim a diferença do brilho dos planetas.
Isaac Newton- Descobriu a força gravitacional. Pois até diz uma lenda que, quando ele estava a descansar debaixo de uma macieira uma maçã caiu e ele interrogou-se:"se esta maçã cai da árvore porque é que a lua também não cai?". Esta lei também contribui para a explicação das diferentes velocidades dos planetas que giravam à volta do Sol.
Einstein- Contribui para todas estas teorias com a teoria da relatividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário