segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

HISTÓRIA DO APARECIMENTO DA VIDA NA TERRA

 Há 8 a 7 mil milhões de anos, deu-se a Supernova. A Terra formou-se a partir deste fenómeno. No fundo, a Terra é um pouco de material que se soltou do Proto-Sol que se encontrava em constante movimento.Tendo este fenómeno durado algum tempo, a Terra só tem 4,6 mil milhões de anos.



No inicio da vida da Terra, só havia vulcões e lava incandescentes. Era necessário que a Terra arrefecesse.







Por isso é criada uma crosta fininha. Mas, com a intensidade do vulcanismo a crosta torna-se mais grossa.


 Estavamos relativamente próximos do Sol. As cinzas vulcanicas juntaram-se com os gases e o Sol não consegue absorver tudo.







 Por isso foi criada uma atmosfera primitiva. Também porque tinhamos o efeito de estufa. Com tantas cinzas, o Sol não consegue penetrar e o planeta arrefece.


 Isto leva à criação de nuvens e a partir daí precipita bastante. Imensa chuva e trovões vão finalmente criar a primeira poça e o primeiro registo de vida.


Quando já temos algumas poças de água (que contêm Oxigénio, Hidrogénio, Carbono e Azoto, que são também os constituintes da matéria orgânica) dá-se uma descarga eléctrica por parte de um trovão que por acaso acerta naquela poça de água e então são criadas as proteínas. Estas proteínas, dividiram-se e formaram os coacervados. Um outro raio terá embatido num caocervado e terá formado o 1º ser vivo: a cienobactéria. (Aprox. 3,3 mil milhões de anos)


Depois das pequenas poças de águas, passamos a grandes poças de água e passamos a ter oceano. A partir daí toda a História da Terra se desenvolveu, passando a ter o planeta que temos hoje.





Clica nas imagens para veres melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário