domingo, 23 de maio de 2010

Curiosidades sobre vulcões


  • A mais célebre erupção foi a do Vesúvio, no ano de 79 da nossa Era. Esta ctástrofe causou a morte a 2000 habitantes da cidade de Pompeia e seus arredores. No sopé do vulcão os camponeses reedificaram por 11 vezes a sua aldeia destruída.

  • A erupção mais terrível foi a do Taupo, na Nova Zelândia, no ano 130 d.C. O vulcão terá expelido 30 mil milhões de toneladas de lava à velocidade de 700 km/h.

  • A explosão que teve lugar em 1883, na ilha Krakatoa, na Indonésia deu origem a uma gigantesca vaga que matou 36 380 pessoas devastando 163 aldeias.

  • A colossal erupção do Tambora, na ilha de Sumbawa, a Este de Java, em 1815, vitimou 92000 indonésios. Esta erupção fez com que a altitude de Tambora diminuisse 1000 metros.

  • O velho fiel é o mais famoso geyser* do mundo e situa-se nos Estados Unidos no parque nacional Yellowstone. Exacto como um relógio, este geyser expele 40000 litros de líquido fervente a 40 metros de altura, 22 vezes por dia, com intervalos de 65 minutos e 30 segundos. O espectáculo, com duração de 4 minutos, é parecido com um ruido abafado. De súbito surge um portentoso jacto de água, ao mesmo tempo que toneladas de vapor se erguem em direcção ao céu. Em seguida a coluna abranda de intensidade e acaba por regressar às entranhas da Terra.
  • O basalto é uma rocha negra, compacta e pesada expelida por numerosos vulcões. O basalto é expelido sob a forma de uma lava extremamente fluida que escore sobre o solo até solidificar

*Geyser - são jactos de água intermitentes a altas temperaturas formado a partir do vapor que não consegue subir de imediato e arrefece, ou seja, transforma-se em água.

Sem comentários:

Enviar um comentário