quinta-feira, 25 de novembro de 2010

FÓSSEIS : INTRODUÇÃO

O que são fosseis?

  • Fosseis são as únicas "provas" que evidenciam a existência de espécies que já se extinguiram há milhões de anos. é considerado fossil quando temos um vestigio de um ser vivo (o molde, o interior, etc.).

O que é a fossilização?

  • É o processo pelo qual o ser vivo passa até se tornar um fossil.

Qual é a ciência que estuda e quem estuda os fosseis?

  • A ciência que estuda os fosseis é a paleontologia e que os estuda são os paleontólogos.

Para os paleontólogos o estudos dos fósseis não só permite conhecer as espécies como eram há milhões de anos atrás mas também a fauna e a flora desta altura.

MORFOLOGIA DOS FUNDOS OCEÂNICOS : CORRENTES DE CONVECÇÃO

As correntes de convecção são o mecanismo responsável pelo movimento dos continentes.
Os materiais rochosos não estão num certo estado fisico, ou seja, nem são bem liquidos nem sólidos. E como se encontram também a altas temperaturas geram-se movimentos nos materiais.

Clica na imagem para veres melhor

domingo, 7 de novembro de 2010

MORFOLOGIA DOS FUNDOS OCEÂNICOS : ELEMENTOS

Elementos dos Fundos Oceânicos:










1- Dorsais-médio-oceânicas: Grandes cadeias de montanhas que dividem os oceanos a meio e têm aproximadamente 2 km de largura por 2 km de altura.




2- Talude Continental: Zona que faz parte da crosta continental muito inclinada (adrupta) que vai d
os 150 m aos 4 km de profundidade em cerca de 200 m.
3- Planície abissal: constitui cerca de 75% dos fundos oceânicos. Zona aplanada.
4- Plataforma continental: é uma zona aplanada ligeiramente inclinada. O Sol só consegue penetrar até aos 150m. Faz parte da crosta continental e estende-se, aproximadamente em 2 km. Vivem na plataforma continental cerca de 90% das espécies marinhas, excluindo as espécies que migram e que vivem no rifte.
5- Rifte: vale localizado entra as dorsais, corresponde ao tipo de vulcanismo fissural. Zona responsável pela formação de nova crosta oceânica.
6- Fossa oceânica: Zona de choque entre a crosta continental e a crosta oceânica. A crosta oceânica por ser mais densa mergulha por baixo da crosta continental originando sismos e vulcões. Pode atingir os 12 km de profundidade como acontece na Fossa das Marianas no Japão.
CLICA NAS IMAGENS PARA AS VERES MELHOR.

MORFOLOGIA DOS FUNDOS OCEÂNICOS : INTRODUÇÃO

Antigamente desconhecia-se completamente os fundos oceânicos, havia a necessidade de os conhecer. Em 1945, devido à 2ª guerra mundial, criou-se o submarino. Mas este foi uma grande decepção porque pensavam que o fundo oceânico era plano. O submarino não tinha visibilidade então tiveram que desenvolver uma tecnologia mais avançada para conhecer os fundos oceânicos. Foi então que foi inventado o sonar, estudando os comportamentos dos animais. O sonar emite um sinal e dependendo do tempo que o eco (sinal reflectido) demora a chegar determina-se a que distância nos encontramos do fundo oceânico. Chegou-se à conclusão que os fundos oceânicos não são planos, ou seja, se à superfície existem montanhas, vales, etc., nos fundos oceânicos também.